segunda-feira, 15 de junho de 2009

Os submersíveis da discórdia


Esta sociedade Portuguesa, por vezes não consegue moderar a sua mesquinhez.

Vamos aqui inciar um post sobre a aquisição dos submarinos para a Armada.

------------------

Cépticos há muitos:

1 - Na rua o Zé indaga "Para que queremos nós isso? É só gastar dinheiro com coisas inúteis".

2 - Na extrema-esquerda perverte-se "O que era preciso era comprar navios de combate à poluição e não ceder às pressões militaristas da NATO".

3 - No PS criticam "O sistema de leasing foi uma desgraça"

4 - Os intelectuais queixam-se "Já que vamos comprar, que se comprassem os 3 necessários. Dois não servem para nada"

----------------------

Pergunto-me se alguma destas pessoas se lembrou de perguntar aos Almirantes o que eles achavam...


1 - O Sr Zé povinho, se deixasse de ler a Bola ou a Maria por um segundo talvez pudesse reflectir um pouco ou decidir ler alguém que o tenha feito.

Os submarinos são talvez a principal aquisição que Portugal alguma vez possa fazer!

Porquê? Porque são a nossa única arma de dissuasão. Os tanques do exército, os caças da FAP, esses podem ser todos levados por um primeiro ataque.

Mas se uma fragata estiver em missão e um submarino em patrulha, um outro qualquer país ou entidade, poderá pensar duas vezes em atacar e poder correr o risco de depois ser presa destes meios.

Pois, pois, ninguém nos vai atacar porque a História acabou e agora vivemos todos felizes e contentes. Ponham-se as coisas nestes moldes: Não vá o Diabo tecê-las, melhor é termos meios autónomos de garantir a nossa soberania e independência. Chamem-me paranóico se quiserem.

2 – A extrema-esquerda tem que perceber uma coisa. A independência não se constrói com boas intenções. Sim, os navios de combate à poluição também são necessários. Mas não, não podem constituir uma maior prioridade que a segurança nacional.

E vão ver se aprendem alguma coisa antes de criticarem: A NATO “sugeriu” a Portugal que NÃO comprasse submarinos pois os da NATO poderiam desempenhar essa tarefa.

Ou seja, será que as cabecinhas ocas da extrema-esquerda ficavam contentes com patrulhas da NATO na ZEE Portuguesa?...

3 – Não é necessário comentar sequer o sistema de aquisição. Ninguém o pode fazer sem saber quais eram as condições das outras ofertas… Algo que só o governo é que sabe.

Porém: fosse o PS responsável – não que por algum momento se deva ter muitas ilusões em relação à ala do PS que a Causa Nossa representa – ficava calado e evitava causar ainda mais suspeita e cepticismo na sociedade.

4 – Finalmente, ainda que não a solução ideal, dois sempre é melhor que nenhum.

---------------------------

Certa vez contaram-me uma história que aqui vou reproduzir:

A Holanda, depois do fim da URSS, decidiu que os seus serviços de informações já não eram necessários. Durante os anos 90, e com a Rússia mergulhada no caos, procederam ao desmantelamento de parte, se não toda a estrutura de recolha e processamento de informações externas.

Estávamos no fim da história afinal e íamos agora ser todos liberais e felizes para sempre, como num conto de fadas.

Nãnã ….

Em 1998/99 emerge uma crise nos confins do sudeste asiático. O território de Timor-Leste clama por independência e depois de anos de pressão Portuguesa e crimes de repressão por parte da Indonésia, a hipótese de independência é posta na mesa.

Ninguém sabia muito sobre Timor mas aquilo que ninguém esperava é que a Holanda, enquanto ex-potência colonial da Indonésia, soubesse tão pouco ou ainda menos.

Mas alguém no governo Holandês teve de tomar a difícil decisão de meter o rabo entre as pernas e dirigir-se a Portugal para obter informações. Pois entretanto, o desmantelado serviço de informações ou as tinha perdido ou já não estava em condições de as adquirir.

E é assim que um país rico e desenvolvido passa pela humilhação de se ter que dirigir a um país mais pobre e não tão influente para colmatar um erro cometido por puro idealismo ideológico.

A lição que fica é que se Portugal quer preservar a sua autonomia geopolítica e preservar a sua independência por mais 850 anos, os submarinos são o preço mínimo a pagar. Pena é, que a sociedade que mais ZEE controla em toda a Europa não seja minimamente entusiasta dos meios para a proteger.

1 comentário:

  1. Muito bem.
    Sou da mesma opinião.
    O povinho é facilmente melindrado pelas bocas de rebaixamente da oposição.
    Dois submarinos Portugueses no mar, são sempre duas pedrinhas no sapato para alguns.... algum incómodo vão causar... alguma disuassão.
    Ass: Der Doktor

    ResponderEliminar